quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Para Reflectir:

Deixo aqui um artigo escrito pelo Sr. João Malheiro no jornal "Destak". Quando acabei de ler o artigo até me custava a acreditar que, nos dias que correm, ainda há jornalistas com algum sentido crítico, jornalistas capazes de analisar factos e não usam a sua profissão para expressar revoltas pessoais.

Palavras para que? é só preciso ler!
__________________________________________

HORA BOLAS
Violados

Quanto custa a pele num jogo de bola? Nos recintos, salvo raras excepções, não custa nada. Na TV, salvo raras excepções, custa enormidades. A violência no desporto, pelos dias de hoje, é pouco mais do que uma falácia. É um produto televisivo, potenciado até à exaustão.
Meia dúzia de empurrões, outros tantos tabefes, duas ou três bocas mais arrevesadas, um foguete desvairado, está servido o argumento. Dizem os arautos da desgraça, com ar paternalista e faustoso, que a violência campeia nas arenas desportivas. Pedem protecção às criancinhas, socorro aos velhotes, resguardo às madames. Pedem para as claques quase o mesmo que Hitler para os judeus.
Pedem a renúncia de dirigentes, a queda de governantes. Pedem policiamento para… a polícia. Pedem tudo e até parece que pedem ao futebol para não ser futebol.
Os da bola, esses, pedem-lhes, encarecidamente, que vão palrar a outras freguesias. Pedem-lhes que deixem a bola em paz. Pedem-lhes que vão para as bolas que os pariram. Porque essa gente é uma praga, essa gente faz mal ao futebol.
Há quantos anos não há uma invasão num campo doméstico? Há um quarto de século, pasmem os desatentos. Claro que houve, entretanto, um very-light assassino. Claro que houve, apenas há dias, uma rixa inqualificável num Sporting-Benfica de juniores. Claro que há, haverá sempre, umas porradas nas estações de serviço e umas amolgadelas nos interiores e nas imediações dos estádios.
Violência no futebol? Antes, violência na TV. As televisões é que violentam o futebol com a violência com que tratam a violência. Violentam-nos. E a gente fica-se?


Noticia em:
http://www.destak.pt/artigos.php?art=36723

8 comentários:

Anónimo disse...

Quem fala assim não é gago!!!

Anónimo disse...

Alguem me pode dizer se ainda ha sweats ou casacos da FL? Obrigado

Fábio Alexandre disse...

E mais nada.

[R]ui disse...

Anónimo, neste momentos os casacos e sweat's estão esgotados, porém vai haver novo material esta época. É uma questão de esperar ;)

Mika disse...

Ainda me lembro da critica que esse rufia fez ao união na epoca passada!

Anónimo disse...

Muito obrigado rui, em breve deixarei de ser anonimo xD

Luis disse...

Sim Mika ele fez, mas nao o podes julgar por isso, nao ficar a ser um critico mau so porque nos criticou, até porque o que ele escreveu pra o destak está muito bem dito

Anónimo disse...

Concordo com o Luis.

Não vou dizer que gostei das críticias que ele fez ao nosso clube, mas neste artigo fiquei com uma imagem dele totalmente diferente. Não é comun ver um jornalista defender grupos de apoio organizado, também não é normal ver um jornalista criticar a Televisão!