quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vergonha!

.



Cada vez tenho mais vergonha do Pseudo-jornalismo que se practica em Portugal. Posso não ser um grande escritor e posso ainda nem ter acabado um curso superior, que nos dá logo um outro estatuto aos olhos da sociedade, porém qualquer pessoa com dois dedos de testa consegue concluir que o jornalismo que se vai praticando em portugal é mesmo muito, muito mau!!!

Um jornalista em portugal não escreve segundo a sua opinião, não escreve segundo factos reais, mentem. Movem-se a troco de dinheiro e favores!

Como se sabe a União de Leiria hoje em dia é vista como um clube com poucos adeptos. Sim é um facto, mas não são assim tão poucos. Poucos são aos olhos desses senhores sem um pingo de honra que preferem DISTORCER a verdade para alimentar as suas frustações pessoais (ou quem sabe para alimentar a sua conta bancária).


Eu, que nem jornalista sou vou tentar analisar alguns factos recentes para se ver como vai o jornalismo em Portugal.

Um certo dia, durante um jogo UDL vs Guimarães, vieram cerca de 2500 adeptos do norte para ver o jogo que acabou por ditar a descida da sua equipa para a Liga de Honra, eu entro no estádio um pouco atrasado e por muita surpresa minha o que é que eu vejo? a bancada de sócios do Leiria muito bem composta e em número semelhante aos adeptos de Guimarães. segundo a minhas contas estimo que estavam quase 5000 adeptos nesse dia a ver o referido jogo. Chega o intervalo e com muito espanto vejo que os números oficiais rondavam as 2400 pessoas. (Como é que é possível? bem... deixo a pergunta no ar e provávelmente as únicas pessoas que podem responder são os senhores que gerem o estádio municipal) Surpresa ainda maior quando no dia a seguir abro os jornais e as já 2400 passam a muito menos!

Outro belo dia, sinceramente não me lembro se estava calor ou frio, fui ver um jogo E.Amadora Vs UDL, de Leiria Partiram cerca de 80 adeptos para ver a GRANDE (Sim, somos ENORMES, pelo menos fazemos comichão a muita gente) União de Leiria jogar. Quando o jogo começa deparo-me com um estádio com pouco mais de duas centenas de espectadores (sendo 80 do Leiria). Pensei para mim, amanhã isto vai ser o motivo de chacota dos jornais nacionas. Pensei errado, pois quando abro os desportivos do dia seguinte falavam em 1500 espectadores!!!
Só para continuar.... Naval VS UDL & Paços VS UDL - Mais dois belos exemplos onde eu estive presente e sei que não estavam metade, nem um terço dos adeptos que os jornais lançaram!

Depois algo curioso, vejo várias noticias sobre os poucos adeptos que têm a União... curiosamente há mais meia dúzia de equipas na mesma divisão com menos deptos e dessas equipas ninguém fala!

Agora para falar de um passado mais recente, esta semana fui ver a UDL contra o Rio Ave. Segundo a organização do estádio, passaram 1808 bilhetes pelos torniquetes do estádio. Estranho, avaliando pela bancada de sócios da UNIÃO DE LEIRIA, que estava quase cheia, eu apostava, no mínimo em 2500 Espectadores! Já desagradado com o facto dos números oficiais não baterem cerco com a realidade ainda vejo nesse mesmo dia coisas deste género: "Segundo a organização do encontro, estiveram 1.800 pessoas no Estádio Municipal de Leiria. Da bancada de imprensa, viam-se apenas os adeptos vila-condenses, debaixo de um sol pouco intenso. Os leirienses estavam um anel abaixo dos jornalistas, restando o benefício da dúvida para validar os números apresentados pelo clube. Assim seja." (Texto retirado de Maisfutebol.iol.pt - Aquele fantástico Site com jornalistas de grande calibre... "Assim seja"!)

Realmente fico feliz por saber que existem jornalistas que conseguem dúvidar, até, de número que supostamente não tiveram acesso, resta então, "o benefício da dúvida" para esse senhores super competentes.
Mais grave ainda é ver e ouvir num telejornal que estavam 800 Pessoas a ver o jogo, mas onde é que CARALHO (Acho menos grave este tipo de linguagem do que a qualidade do jornalismo que se practica em portugal) estavam 800 pessoas a ver o jogo? 800 estavam nos bares do estádio ao intervalo, pelo menos, eu vi-me grego para comprar um pacote de batatas fritas!


Os jornalistas em portugal metem-me NOJO. Se eu chegar ao pé de qualquer um deles e lhe meter um cheque com muitos zeros no cú aposto que até vão para os jornais dizer que estava casa completamente cheia e ainda ficaram pessoas na rua só para tentar ouvir os golos.


Tenho muita pena de saber que existem jornalistas que nem emprego têm pois sabem escrever e sabem analisar factos, mas esses provávelmente não são "bons" jornalistas porque não gostam de se vender nem deturpar verdades.

Queria dizer muito mais, mas não sou nenhum especialistas da palavra, porém CONVIDO qualquer jornalista que escreve com a intenção de Deitar a GRANDE UNIÃO DESPORTIVA DE LEIRIA abaixo para PROVAR com factos (Verdadeiros!) aquilo que escreve!

Espera... secalhar é mais facil pedir o Michael Jackson no Rock in Rio 2010!
Jornalistas de merda na RUA JÁ!

Vamos Leiria... Contra TUDO e TODOS!!!

Saudações!

14 comentários:

Fábio Seguro Joaquim disse...

Nem Mais.

Anónimo disse...

Jornalistas? eu nem lhes chamo jornalistas, chamo parasítas!

Anónimo disse...

Isto ja começa a fartar!!
Sinceramente estou farto de nos criticarem a toda a hora, criticam criticam , so por ser a Uniao de Leiria, se fosse com outro nada diziam, isto ja se torna persiguiçao !!

Acho que no jogo com o maritimo, deviamos fazer uma faixa, com alguma coisa contra o "Pseudo-Jornalismo" portugues, isto ja mete nojo.

É TEMPO DE MUDAR-MOS AS COISAS

Anónimo disse...

Assim se prova que somos GRANDES!

Ass: M. Fernandes

Mika disse...

Luís, já tinha proposto uma ideia semelhante no blogue do udl...
A FL como claque superior do UDL terá de intervir (digo eu) ... Até ajudo ...

Ass: M.Fernades (também)

Anónimo disse...

Mika eu sei, eu peguei na tua ideia !!! ;D


TAMBEM ME DISPONIBILIZO PARA AJUDAR

[R]ui disse...

Quando Vi ass: M.Fernandes pensei que fosse O Mister Manel :P

Os jornalistas querem é o seu emprego garantido e para isso até mal das mães falam se for preciso!

Adepto desiludido disse...

"practica" , irra que não há pachorra para erros tão primários.
O n.º de assistentes divulgados nos estádios, o da cidade de Leiria também, é função dos bilhetes validados em torniquetes. Se há portas que não usam o torniquete isso é pontual. Mas o problema maior é que muitos desses bilhetes são borlas dadas pelas empresas. Eu quando vou a Leiria ver um jogo posso escolher o convite do Grupo Lena, da Leiriasport, ou um daqueles dados nas escolas que amigos meus de Leiria me ofereçem depois.
Portanto quando contabilizam rabos sentados no estádio não confundam com adeptos, têm de retirar os convites. Não sou adepto do Leiria e há 2 anos fui ver 4 jogos a Leiria, todos por convite para lugares abaixo da bancada de imprensa. Num dos jogos eu tinha 15, quinze, bilhetes que ganhara um amigo meu numa rádio local.
Há evidentemente outras equipas com poucos adeptos. Amadora, Naval, Paços, Nacional, Maritimo. Os afastamento dos adeptos do futebol tem muitas explicações e à cabeça temos a falta de qualidade do jogo, o horário, o custo exorbitante, os jogos de outras ligas,o discurso dos dirigentes e a falta de segurança nos estádios. Estou farto de ir a estádios onde sou apalpado à entrada como se fosse um marginal e tenho de aturar gente malcriada a insultar-me por eu ser do adversário e a ouvir cânticos ofensivos de claques que às vezes nem 20 elementos têm. A escassez de adeptos vai continuar até bater no fundo. Depois, quando quiserem mesmo saber porque não vão as pessoas ao futebol, vão tomar medidas para o futebol voltar a ser para as famílias, a horas decentes, com preços convidativos e com jogadores que não simulam, não se escondem, mas comecem a JOGAR à bola. Até lá vamos tendo disto, poucos golos, muita simulação, muitos dirigentes de baixo nível, muitos adeptos pouco recomendáveis. Qualquer dia é preciso ser maluco para ainda ir ao futebol!

Anónimo disse...

"Estou farto de ir a estádios onde sou apalpado à entrada como se fosse um marginal e tenho de aturar gente malcriada a insultar-me por eu ser do adversário"

_____________

És Esperto. sabes escrever mas tomares esses apalpanços como se tivessem a tratar como marginal... Eu chamo de medidas de seguranças, tu pelo vistos precisas é de uma namorada!

Anónimo disse...

Se não és adepto da UDL nao vás ao estádio. "Vou lá porque tenho convites" então eu convido-te a deixares de ires ao estádio, ok?

Se fosses minimamente inteligente sabias que os Convites também sao contabilizados como qualquer outro bilhete ou cartão de sócio.

Tu não és um adepto desiludido... és um adepto Frustado!

ultra disse...

Fiquei chateado ao ver este comentario deste adepto que se diz desiludido, por um lado tem razao, há coisas que o futebol moderno tem de mudar !!!
Mas só ias porque tinhas bilhetes de borla e foste só 4 vezes ??? ACHO ISSO MAL !!

Ainda ontem recebi uma sms de um amigo meu a dizer que só queria ir a leiria há quinta jornada , e eu fiquei tao fdd que o mandei pra o caralho, um gajo de leiria so quer ir ver o jogo com o benfica ??? Por amor de deus

[R]ui disse...

São os adeptos que temos em portugal... Depois dizem que as claques são um bando de criminosos etc etc mas esses apoiam a equipa quando ganham e quando perdem, na primeira ou na segunda liga.

coitado...

Armata Ultra disse...

Para ti Adepto desiludido: Sim realmente escapou-me aquele erro, acontece! Agora entra em qualquer site de um jornal português e conta os erros ortográficos que os jornalistas dão.

Realmente escapou-me e para mim é bastante grave, mas acontece.

Ps: também não o vou corrigir ;) erros acontecem e este fica lá para não me esquecer!

Anónimo disse...

Para o chico-esperto que veio para aqui fazer o "choradinho":

Quem és tu para apelidar de "erro primário" a palavra "practicar", quando tu próprio escreveste "ofereçem".

Escreve-se "oferecem", meu ignorante.

Adeptos como tu não fazem falta no estádio. Continua a aquecer o rabo no sofá, que lá é que estás bem.

ass:Um membro de uma das tais claques com 20 gajos.